quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O Guardador de Rebanhos




Nenhum poeta é tão bem humorado, despreocupado, irreverente de uma forma sutil como é a pessoa de Pessoa que se chama Alberto Caeiro.



Em seu livro O Guardador de Rebanhos é de se deliciar com seus versos qualquer um bom apreciador de um humor de Salomão em Eclesiástes (mesmo que este não fizesse por querer, nem que Caeiro fizesse por querer - eu simplesmente acho graça e sinto gozo ao ler os versos desses dois poetas - aqui peço licença para categorizar Salomão como sábio poeta).



A diferença entre os dois nestes livros, "Eclesiástes" e o que dá título ao post - diferença a meu ver -, é que Salomão me parece um reclamão mau humorado enquanto Caeiro é aquele reclamão brincalhão; aquele que fala o que pensa e sorri depois de o ter feito.


Tenhamos bom ânimo e sorriso no rosto, há problemas mas que não passam de problemas. Não pense muito nem se condene muito, apenas aja!

O disco hoje recomendado é Beggars Banquet dos loucos do Rolling Stones.



Amor é Lei, Amor Sob Vontade

2 comentários:

  1. Caro Caio, sempre achei Pessoa um chato, embora reconheça nele qualidades dos grandes poetas. Mas os portugueses, com exceção de Bocage e Cesário Verde, são tediosos, talvez até por se sentirem herdeiros de grandes criadores universais, como Camões, por exemplo.

    Mas dos 4, prefiro Ricardo Reis.

    Grijó

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci-me, numa injustiça praticamente indesculpável: Alexandre O'Neil é dos bons também. Tenho seus poemas ompletos. Vale.

    ResponderExcluir