sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Led Zeppelin

Banda alguma foi capaz de criar um som mais poderoso do que Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham.

No fim dos anos 60 a Inglaterra e o mundo conheceriam a banda mais legal, mais barulhenta, mais forte de todos os tempos (só perdendo em criatividade, isso pra mim, pros Beatles).

Uma nova forma de tocar a guitarra, até com arco de violino, solos sujos e bagunçados e maravilhosos ao mesmo tempo; até hoje a guitarra de Page, a mais criativa por sinal, soa como única mesmo com muita gente a copiar. Você ouve Page e Page você tem certeza de ser.

E como não falar dos Johns. O da bateria agressivo e até compulsivo em suas batidas, algo louco e impressionante, até porque dava pra se notar que Bonham "murrava" a bateria. Já o do baixo com grande virtuosismo e técnica além da rapidez com suas linhas limpas e sóbrias (o que contrastava excelentemente com a caótica guitarra de Page), sem contar com suas performances no órgão e teclado.

Já Plant não é um vocalista que me impressiona tanto como o faz Ian Gillan ou Dio ou até Joe Cocker (o último sendo o que mais me impressiona com sua voz quase que naturalmente um gutural técnico), mas um vocalista que tem a presença que Zeppelin precisava e buscava na maioria das vezes - até mesmo pelo fato de serem todos muito tímidos na banda (ao menos é o que vemos nas entrevistas), Page sendo o mais falador dos tímidos e confesso não ter ouvido a voz de Bonham hora nenhuma em minha vida.

Enfim, a banda que me remói agudamente o ser por não poder ter visto ao vivo.



Viva o Zeppelin de Aço!






Amor é Lei, Amor sob Vontade.

Um comentário:

  1. O Zep é das minhas preferidas. Tenho tudo o que foi feito pela banda em estúdio. Fantástico! Embora o Who me impressione mais (ao menos os primeiros discos, sem contar que não há, no rock, baterista como o Keith Moon, nem baixista como John Entwistle), o Zep tem seu lugar no panteão. Uma das maiore3s bandas de todos os tempos.

    Quanto ao Joe Cocker, bem, sou suspeito. É o melhor de todos os vocalistas do rock. Opinião pessoal, naturalmente.

    Abraço, camarada.
    É sempre bom vir aqui.

    Grijó

    ResponderExcluir