sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Lou Reed

Tenho procurado estudar um pouco da vasta obra do Lou Reed, o grande novaiorquino do rock and roll, e meu gostar do mesmo vem crescendo muito ao passar desses últimos dias.

Principalmente quando tive notícia do disco The Raven, obra inspirada pela obra do gigante Edgar Allan Poe (maior escritor de literatura fantástica em minha ínfima opinião). aqui o link para The Raven, o poema original em inglês: http://www.insite.com.br/art/pessoa/coligidas/trad/theraven.html. E aqui em português (poema de tradução curiosa ou duvidosa): http://www.poebrasil.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=114&Itemid=58.

Bom, e ao estudar Lou Reed já me esqueci do fato de certas pessoas ou um certo número de pessoas terem acusado Reed de, ao amadurecer, ter começado a ''copiar'' o David Bowie (que é um ótimo artista mas, de novo, ao meu ver bem inferior ao Reed). Esqueci-me do fato, pois ao escutá-lo, ao Reed, e ao ouví-lo em entrevistas vejo uma enorme diferença. Para quem gosta de cinema eu fiz esta análise de Reed: Este está para Woody Allen assim como David Bowie está para Kubrick; absolutamente não em termos de qualidade mas em termos de "esquisitisse". E Allen não se compara a Kubrick e vice-versa porque são ambos distintos em termos filosóficos e cinematográficos e talvez mais importante musicais.

Enfim, Viva Lou Reed e seus tantos anos de carreira e genialidade.


O Álbum que recomendo hoje é Loaded de Lou Reed.



Amor é Lei, Amor sob Vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário